quinta-feira, 17 de março de 2011

A mídia sem limites

   Talvez você nunca tenha ouvido falar no que seja a convergência, mas esse é um dos assuntos que nos rodeia no mundo que vivemos sem que percebamos.
   Agora eu chamo atenção para um fato, o mundo midiático está passando por transformações de tempos em tempos. Antigamente os meios de comunicação não se interligavam, cada um tinha a sua função e fazia somente aquilo. Isso não acontece de uns tempos pra cá, em que através de um único meio nós podemos fazer inúmeras coisas como, por exemplo, um aparelho de celular que só servia para ligação e agora ele possui tantas funções que algumas vezes nós não sabemos utilizar.
   É o que afirma Ithiel de Sola Pool, considerado o profeta da convergência dos meios de comunicação: "[...] Um único meio físico - sejam fios, cabos ou ondas - pode transportar serviços que no passado eram oferecidos separadamente. De modo inverso, um serviço que no passado era oferecido por um único meio - seja a radiodifusão, a imprensa ou a telefonia - agora pode ser oferecido de várias formas físicas diferentes. Assim, a relação um a um que existia entre um meio de comunicação e seu uso está se corroendo."
  Isso explica o fato que uma propaganda que antes era passada exclusivamente pelo jornal, hoje pode ser mostrada para o consumidor através de celulares, televisão, internet, tendo assim uma mídia dinâmica.
  



Site da Nova Schin em que o produto chega ao consumido através do IPod



A Nova Schin é um claro exemplo de como eles conseguem atingir o público de diversas maneiras, usando uma mesma ideia de formas diferentes, fazendo com que o consumidor tenha uma possível interação com o produto.



@luhloureiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário