O Brasil é o único país do mundo, em que a publicidade é assimilada à propaganda. Como publicitários ou futuros é nosso dever mudar essa realidade, pois como utilizar algo que não entendemos?
A propaganda, embora muitas vezes utilize as mesmas ferramentas da publicidade (televisão, rádio, internet...), ela não tem a intenção de fazer com que o receptor tenha um desejo ou compatibilidade com alguma marca. É o ato de divulgar idéias, conceitos e valores sem fins lucrativos. Como por exemplo, campanhas que o governo federal faz para estimular o uso do cinto de segurança.
Já a publicidade é usada quando um anunciante, talvez utilizando esse mesmo tema, tenha a intenção de divulgar o seu produto. Conclui-se que quando uma marca é mostrada em uma mensagem, a finalidade que se tem é alcançar algum retorno econômico.
Para mostrar essa diferença, temos abaixo uma campanha de utilização de cinto de segurança em que o anunciante da empresa Monsanto parabeniza os seus funcionários pela utilização do mesmo.
Direcione-se! Programa de Segurança Veicular Monsanto
@luhloureiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário